Mentoring

1. PROGRAMA DE MENTORING ANALISTA JUDICIÁRIO DO TRF5 (ÁREA JUDICIÁRIA E OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR)

Na segunda-feira (25.09.17), foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital do Concurso para ingresso na carreira de Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

De acordo com o edital, são oferecidas 02 vagas de ampla concorrência e 01 reservada a candidatos negros para nomeação imediata para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, bem como formação de cadastro de reserva para tal cargo e, ainda, para a Especialidade Oficial de Justiça Avaliador. Embora pareça pequeno o quantitativo, trata-se apenas de um mínimo estabelecido. Não se engane! O número de nomeações é usualmente bem maior nesse tipo de concurso. No último certame, por exemplo, foram nomeados mais de 200 Analistas Judiciários – Área Judiciária e quase 100 Oficiais de Justiça.

Com base em estudos e informações, nós elaboramos um programa de Mentoring com cerca de 60 metas/dias com os principais pontos para serem estudados e/ou revisados, além de apontar como estudar esse conteúdo e com fornecimento de material exclusivo.

No planejamento, além de metas estabelecidas e da forma como o aluno deverá estudar/revisar cada uma delas, ainda haverá fornecimento de materiais escritos exclusivos, resumos dos principais pontos.

Direcionamento, objetividade, conteúdo exclusivo e orientação para o estudo de Reta Final serão encontrados no Programa de Mentoring Analista Judiciário do TRF da 5ª Região da EBEJI!

2. PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO CONCURSO

Banca Organizadora: FCC

Inscrições pela internet: 10h do dia 02 de outubro de 2017 às 14h do dia 27 de outubro de 2017.

Prova Objetiva e Discursiva: 03 de dezembro de 2017.

A avaliação para os referidos cargos composta por prova objetiva e discursiva, a serem aplicadas na data provável de 03 de dezembro de 2017, no turno da tarde, com duração de 04 horas.

Especificamente no que diz respeito à avaliação objetiva, ela será no formato múltipla escolha, com o total de 60 questões, contando cada uma com cinco alternativas, sendo 20 delas referentes a conhecimentos gerais, com peso 01, e 40 concernentes a conhecimentos específicos, com peso 03.

A fim de esclarecer a organização da prova, confira-se a seguinte tabela:

Cargo/Área

Prova

Nº de questões

Peso

Caráter

Analista Judiciário – Área Judiciária

Analista Judiciário – Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador

Conhecimentos Gerais

20

01

Classificatório e Habilitatório

Conhecimentos Específicos

40

03

Discursiva

____

 

 

Por seu turno, a prova discursiva valerá 100,00 pontos e consistirá em redação de texto dissertativo, sobre assunto de interesse geral, observado o limite mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.

Contudo, apenas será corrigida a prova discursiva dos candidatos habilitados e classificados nas provas objetivas, em conformidade com as colocações descritas no quadro abaixo:

Cargo/Área/Especialidade

Correção da Prova Discursiva – Redação *

Estado de Classificação (lista geral – ampla concorrência) e lista específica (candidatos negros)

Sede do TRF5ª -
PE

Seção Judiciária
Pernambuco

Seção Judiciária
Ceará

Seção Judiciária
Paraíba

Seção Judiciária
Rio Grande do
Norte

Seção Judiciária
Alagoas

Seção Judiciária
Sergipe

Geral

Negros

Geral

Negros

Geral

Negros

Geral

Negros

Geral

Negros

Geral

Negros

Geral

Negros

Analista Judiciário –
Área Judiciária

120

30

120

30

120

30

60

15

60

15

60

15

60

15

Analista Judiciário – 
Esp. Oficial de Justiça Avaliador
Federal

-

-

80

20

80

20

40

10

40

10

40

10

40

10

 

Quais disciplinas serão cobradas no concurso?

 

Analista Judiciário –
Área Judiciária

Analista Judiciário –
Esp. Oficial de Justiça
Avaliador  Federal

CONHECIMENTOS

ESPECÍFICOS

Direito Constitucional

Direito Processual Civil

Direito Civil

Direito Administrativo

Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Previdenciário

Direito Tributário

Direito do Consumidor

Direito Constitucional

Direito Processual Civil

Direito Civil

Direito Administrativo

Direito Penal

Direito Processual Penal

 

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

Noções de Direito Administrativo

Atos Normativos

3. A QUEM INTERESSA O MENTORING

Antes mesmo de apresentarmos os detalhes, analise os interesses que serão atendidos pelo programa.

Muitos alunos nos questionam sobre a melhor forma” de organizar os estudos.

Pois bem, pensando nessas pessoas, a EBEJI desenvolveu um programa estratégico de distribuição de estudos e temas fundamentais para o próximo concurso de Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador do TRF da 5ª Região.

Sendo assim, o programa interessa a quem:

  • Precisa de ajuda para organizar a divisão de estudos diários até a prova;
  • Precisa de ajuda para organizar quais temas estudar até a prova, levando em conta a importância dos capítulos para a organizadora do certame.
  • Precisa trabalhar o cumprimento de metas diárias e semanais, a fim de sentir segurança no sprint final até a prova.
  • Precisa de ajuda para identificar a hora de estudar doutrina, lei seca e jurisprudência, bem como a hora de treinar (simular) e revisar o que estudou;
  • Precisa de ajuda no sentido de potencializar as matérias que menos domina.

Se nenhum dos 5 itens acima listados representam uma necessidade nessa reta final de sua preparação, o programa mentoring pode não te interessar.

Contudo, se os itens apresentados representam dificuldade na sua preparação final, vamos a apresentação.

4. APRESENTAÇÃO

Antes de tudo, qual a razão do uso da expressão Mentoring?

Mentoring é uma espécie de tutoria, por meio da qual se processa transposição de conhecimento estratégico do mentor para o tutorado. O mentor transmite, assim, suas experiências, para que o tutorado, com base no plano de ação traçado por aquele, consiga alcançar a posição desejada.

No contexto da preparação para concursos, Mentoring significa uma ferramenta utilizada pelo professor para transmitir ao aluno técnicas e estratégias de estudo. Nesse processo, o professor elabora um PLANO DE ESTUDOS com as matérias de maior relevância e incidência, conforme o Edital.

Utilizando-se dessa ferramenta de ensino, a EBEJI já auxiliou no preparo de milhares de aprovados em concursos da Advocacia Pública e Defensoria Pública.

Agora, a Escola Brasileira de Ensino Jurídico pela Internet avança, passando a oferecer o programa MENTORING ANALISTA JUDICIÁRIO DO TRF 5ª REGIÃO, o qual foi desenvolvido para organizar e potencializar os estudos daqueles que pretendem ser aprovados para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O Edital já foi publicado e não há tempo a perder! A aplicação das provas objetiva e discursiva se dará na data provável de 03 de dezembro de 2017. Você tem pouco tempo para se preparar para o concurso.

A proposta do programa é, portanto, iniciar a preparação imediatamente, por meio de metodologia que torne eficaz o direcionamento dos estudos, a fim de aumentar as chances de aprovação dos alunos.

O nosso programa será composto de 60 metas para serem cumpridas de maneira intensificada até o dia da prova, as quais serão organizadas de acordo com as disciplinas cobradas para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, abrangendo, por conseguinte, em toda a sua extensão, as disciplinas cobradas para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária - Oficial de Justiça Avaliador, na medida em que o edital para o referido cargo é menos extenso, encontrando-se abrangido pelas disposições atinentes ao cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária.

Dessa forma, o programa MENTORING ANALISTA JUDICIÁRIO DO TRF 5ª REGIÃO propõe uma preparação específica e planejada por profissionais com experiência em concursos públicos, a fim de otimizar o aproveitamento do tempo de estudo, a qual se destina aos candidatos a ambos os cargos (Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Área Judiciária - Especialidade Oficial de Justiça Avaliador), ressalvando-se no teor das metas as disciplinas e conteúdos que não serão objeto de cobrança na prova de Analista Judiciário - Especialidade Oficial de Justiça Avaliador.

5. METODOLOGIA

De acordo com a relevância e incidência dos temas previstos no edital da última prova para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária e Especialidade Oficial de Justiça Avaliador do TRF da 5ª região, bem como pautando-nos nos temas de preferência da banca e na avaliação estatística dos assuntos cobrados nos últimos certames de nível similar aplicados pela FCC, os mentores traçarão metas diárias de estudo durante o período de 60 (sessenta) dias.

Serão fornecidas metas de diárias conteúdo jurídico durante o período de 60 dias, as quais serão organizadas em ciclos de estudos, com revisões de 24 horas e ao final de cada ciclo, de forma a proporcionar o aprendizado e a revisão das disciplinas pelo aluno de forma eficaz.

A metodologia utilizada empregará as seguintes ferramentas de estudo, sem prejuízos de outras, eventualmente, indicadas pelos mentores durante a execução do plano:

  • Plano diário de estudos durante 60 (sessenta) dias;
  • Estabelecimento de prioridades sobre o que estudar;
  • Alertas para os “temas quentes” dos concursos de Analista Judiciário, em especial os organizados pela FCC;
  • Envio periódico de roteiros de revisão, resumos e jurisprudências anotadas sobre os principais pontos do edital;
  • Indicação de bibliografia e material adequado.

6. FERRAMENTAS

  • Ciclos baseados em plano diário de estudos durante 60 (sessenta) dias;
  • Estabelecimento de prioridades sobre o que estudar;
  • Alertas para os “temas quentes” dos concursos de Analista Judiciário;
  • Envio periódico de roteiros de revisão, resumos e jurisprudências anotadas sobre os principais pontos do edital (material completamente atualizado);
  • Indicação de bibliografia e material adequado;

7. QUANDO SERÁ DISPONIBILIZADO O PRIMEIRO CRONOGRAMA DE METAS?

Dia 02/10/2017 é o dia que iniciaremos o envio do cronograma de metas aos alunos do MENTORING ANALISTA JUDICIÁRIO DO TRF 5ª REGIÃO.

8. INSCRIÇÕES

As inscrições para o curso MENTORING ANALISTA JUDICIÁRIO DO TRF 5ª REGIÃO estarão abertas pelo valor de R$ 300,00 (trezentos reais)!


Contatos importantes para você saber a quem direcionar suas dúvidas e necessidades:

  • Coordenador: Ubirajara Casado
  • Coordenador de TI: Billy Blay
  • Apoio Administrativa: Perla Santos
  • Coordenadora Financeira: Mariângela Cavalcanti

Em casos de dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, a EBEJI disponibiliza para os alunos seu canal de atendimento, o Atendimento Inteligente EBEJI. Você pode nos encontrar nos seguintes endereços:

Das 9h às 12h e das 14h às 18h Segunda a Sexta.

Investimento


Para inscrever-se no Mentoring Analista Judiciário e Oficial de Justiça TRF 5a Região em Ciclos você precisará investir o valor de:

R$ 300,00 (parcelado em 2x sem juros)


Formas de pagamento

  • À vista (boleto, transferência bancária, e cartões de débito);
  • Cartões de crédito (VISA, Mastercard)

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar!

Já está decidido? Inscreva-se agora e seja bem vindo ao seu novo mundo de Conhecimento Jurídico Online!

Inscrições abertas

Digite seu e-mail no campo abaixo e clique no botão para iniciar o processo de inscrição.



Ao inscrever-se, você concorda com os termos de uso